Imagem da disciplina Demografia Social e Políticas Demográficas
1º semestre

O objetivo central da UC é provar a importância que o conhecimento das dinâmicas demográficas atuais pode representar para aqueles que procuram entender a complexidade das sociedades contemporâneas e futuras, bem como explicação para os equilíbrios de poder que caracterizam o sistema internacional.

Partindo desse objetivo central, a UC apresenta-se estruturada em cinco módulos:

1.      O primeiro aborda a questão da Demografia e dos seus vários ramos, objetos de estudo e metodologias especificas, bem como os modelos de comportamento e a transição demográfica e epidemiológica;

2.      O segundo fala das vertentes mais aplicadas da Demografia, ou seja, do papel das políticas demográficas, numa tentativa de ajustamento entre dinâmicas e características de crescimento populacional, qualidade de vida e desenvolvimento económico.

3.      O terceiro é dedicado à análise da teoria e prática das dinâmicas das populações, nomeadamente aos principais indicadores demográficos que permitem medir e analisar as dinâmicas populacionais e compreender as razões das assimetrias que as mesmas apresentam hoje e no futuro próximo segundo regiões;

4.      O quarto apresenta as dinâmicas que caracterizam a população mundial, dando particular destaque às particularidades da demografia europeia e portuguesa.

5.      A UC termina com a reflexão e debate sobre o modo como as dinâmicas atuais e futuras da população mundial podem influenciar os equilíbrios entre população, recursos e desenvolvimento, migrações e segurança, dadas as rápidas mudanças do sistema internacional.

Imagem da disciplina Métodos e Técnicas de Investigação
1º semestre

 

A disciplina de Métodos e Técnicas de Investigação tem como objectivo dotar os alunos das ferramentas necessárias ao estudo de determinados fenómenos sociais, com preocupação da sua compreensão, análise, apresentação e rigor metodológico.

 

Os módulos em que a disciplina se encontra dividida pretendem por um lado, fornecer os conceitos teóricos inerentes ao conhecimento científico e, por outro lado, fornecer os instrumentos metodológicos essenciais ao processo de investigação científica. Pretende-se que os alunos tenham conhecimento dos diferentes tipos de métodos e técnicas de investigação que têm ao seu dispor no estudo das ciências sociais.